Economia

Teleconferência do Eurogrupo examinará ajuda à Espanha e Chipre

Agência France-Presse
postado em 26/06/2012 15:09
Bruxelas - Os ministros de Finanças da zona do euro realizarão na quarta-feira (27/6) uma teleconferência para tratar das ajudas solicitadas por Espanha e Chipre para recapitalizar a seus bancos, informou nesta terça-feira (26/6) uma fonte europeia. "O Eurogrupo disse que iria examinar rapidamente as solicitações de Espanha e Chipre e o que será feito a respeito", disse outra fonte europeia.[SAIBAMAIS]

A conferência telefônica será realizada um dia antes da reunião de líderes da União Europeia que esboçará uma união econômica e monetária reforçada para salvar o euro. Na sexta-feira (29/6), só se reunirão os dirigentes dos 17 membros da zona do euro.

Na segunda-feira (25/6), Espanha e Chipre solicitaram ajuda à zona do euro para seus respectivos bancos, afetados por sua exposição ao setor imobiliário no caso da quarta economia do euro e a dívida grega, na pequena ilha mediterrânea. Com estes são cinco os países da União Monetária que tem tido que recorrer a Bruxelas em busca de ajuda, depois de ter sido feito na Grécia, Irlanda e Portugal.



Caso da Espanha, a zona do euro havia aprovado no dia 9 de junho um empréstimo de até 100 bilhões de euros para resgatar a seus bancos, mas Madri ainda não confirmou a quantia que precisará.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação