Economia

Líder mundial de cerveja anuncia compra da mexicana Grupo Modelo

Agência France-Presse
postado em 29/06/2012 13:37
Bruxelas - A AB InBev, maior produtora mundial de cerveja, proprietária da Stella Artois e Budweiser, anunciou que comprará a metade do capital que ainda não possuía no mexicano Grupo Modelo, conhecido principalmente pela marca Corona, em uma nova etapa de consolidação desta bebida no mercado mundial.

A compra de 50% do capital do Grupo Modelo custará 20,1 bilhões de dólares. Esta operação, preparada há vários dias, reforçará a posição de liderança da AB InBev, que como todos os gigantes do setor tenta se desenvolver nos países emergentes para compensar o retrocesso do consumo de cerveja nas nações desenvolvidas.

Também permitirá que o grupo controle a Corona, uma cerveja servida com um pedaço de laranja ou limão inserido no gargalo da garrafa, e que se tornou uma das marcas mais vendidas no mundo, graças a campanhas de marketing muito ofensivas. O grupo explicou que esta compra é "uma etapa natural após uma relação de sucesso e longo prazo" com o grupo mexicano, que data de 1993.

Desta fora, a AB InBev, com sede em Lovaina (centro da Bélgica), produzirá cerca de 400 milhões de hectolitros de cerveja por ano e elevará o seu volume de negócio para 47 bilhões de dólares. A transação terá como base um preço de 9,15 dólares por ação, o que representa para os acionistas do grupo mexicano uma valorização de quase 30% sobre a cotação do título em 22 de junho. De acordo com a AB InBev, a operação permitirá a administração de sinergias calculadas em mais de 600 milhões de dólares anuais.

[SAIBAMAIS]"Existem enormes oportunidades de acordos entre os grupos" o que permitirá "expandir as marcas do Grupo Modelo no mundo, graças a desenvolvida rede mundial da AB InBev", destacou seu presidente, Carlos Brito. O Grupo Modelo conservará o nome e a sede no México. Além do México, a nova entidade estará presente em 23 países, com 150.000 funcionários produzindo mais de 200 marcas, entre elas as famosas Budweiser, Stella Artois, Beck;s, Jupiler, Leffe e Hoegaarden.



Esta megafusão acelera a tendência de consolidar a cerveja no mercado mundial. A segunda maior produtora, a SABMiller da Grã-Bretanha (produtora das marcas Grolsch, Miller, Pilsner Urquella) iniciou em 2011 a aquisição por 7 bilhões de euros da Foster;s australiana. A holandesa Heineken comprou em 2010 outro grupo mexicano, Femsa (marca Sol) por 5,3 bilhões de euros. No mês de abril, foi a vez da americana Molson Coors comprar a tcheca StarBev por 2,6 bilhões de euros.

O acordo entre AB InBev e Grupo Modelo será submetido a aprovação das autoridades competentes, que podem ver problema no predomínio do novo grupo em vários mercados, sobretudo, na América do Sul e Norte, onde será líder na maioria dos países. Segundo um livro publicado neste mês na Bélgica, as famílias que controlam a AB InBev (Spoelberch, Mévis e Vandamme) são as mais ricas do reino com uma fortuna total de 25,6 bilhões de euros. Uma vez concluída a transação, a Anheuser-Busch InBev cortará parte do investimento ao ceder ao grupo americano Constellation Brands metade do capital do importador americano da Corona, por 1,85 bilhão de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação