Economia

Após reunião da UE taxas entram em queda e causam euforia nas bolsas

Agência France-Presse
postado em 29/06/2012 14:33
Londres - As bolsas europeias encerraram a sexta-feira (29/6) com fortes altas, lideradas por Madri e Milão, e os juros pagos pela emissão da dívida de Espanha e Itália recuaram significativamente, reagindo com euforia aos anúncios feitos após a esperada reunião europeia.

Milão terminou com alta de 6,59%, enquanto que Madri subiu 5,66%. Paris obteve alta de 4,75%, Frankfurt (%2b2b4,33%) e Londres apresentou alta mais moderada, de 1,42%. A Bolsa de Atenas subiu 5,68%.

Na Bolsa de Madri, o líder do setor bancário espanhol, Santander, ganhou 6,88% a 5,22 euros, enquanto que seu principal competidor, o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), avançou 9% a 5,62 euros e a terceira entidade bancária espanhola, CaixaBank, subiu 4,32%, a 2,56 euros.

A zona do euro aprovou na madrugada de sexta-feira a recapitalização direta dos bancos espanhóis, em troca de um férreo controle sobre o setor financeiro durante uma reunião na qual a Alemanha cedeu ante a pressão de Espanha e Itália para encontrar soluções imediatas à crise da dívida.

Neste contexto, as taxas de juros espanholas dos bônus a 10 anos, que chegaram a superar nos últimos dias os 7%, tornando quase inviável o financiamento, recuaram para menos de 6,5%, contra 6,896% de quinta-feira.



Os juros pagos pela dívida de longo prazo da Itália, por sua vez, recuaram para menos de 6%, contra 6,182% na véspera.

Para o analista Christian Parisot, da Aurel BGC, a reação positiva dos mercados é decorrente do fato de os operadores não esperarem praticamente nada da reunião, já que as divergências entre Paris e Berlim pareciam aumentar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação