postado em 02/07/2012 19:00
Os servidores do Itamaraty decidiram em assembleia realizada nesta segunda-feira (2/7) suspender a greve que contabilizava 14 dias de paralisação. Os funcionários irão voltar às atividades normais a partir das 9 horas desta terça-feira (3/7).[SAIBAMAIS]A abertura de canal de negociação com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e o apoio da administração do Ministério das Relações Exteriores (MRE) às reinvidicações salariais e ao reconhecimento das carreiras de Assistente e Oficial de Chancelaria como típicas de Estado foram consideradas avanços nas reivindicações da categoria. Avanços que foram obtidos desde o início da paralisação, em 18 de junho, e que fundamentaram a decisão de suspender a greve.
A paralisação envolveu 75% da categoria e atingiu 130 postos de representação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) no Brasil e no Exterior.
Segundo comunicado do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SindItamaraty), o movimento entra em ;estado de alerta; e afirma que continuará em em constante negociação com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e que permanecerão as pressões por melhorias sobre a administração do Itamaraty.
O processo de negociação acontecerá por meio de assembleias semanais. A próxima está marcada para às 15h desta sexta-feira (6/7).