Agência France-Presse
postado em 03/07/2012 20:00
Washington - A agência de classificação de risco Standard & Poor;s (S) considerou nesta terça-feira (3/7) que a crise da dívida na Europa poderá começar a se estabilizar graças ao acordo fechado na sexta-feira por líderes da zona do euro."Estes acordos poderão começar a estabilizar a zona do euro e colocar um fim à perda de solvência dos Estados", afirmou a agência em comunicado, completando no entanto que não considerava "imediatamente" reavaliar a nota dos países na Europa.
Reunidos na cúpula de 29 de junho em Bruxelas, os líderes da zona do euro concluíram um acordo que prevê entre outros pontos um reforço de dois fundos de resgate europeus, o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (Fesf) e o mecanismo europeu de estabilidade (MES) para ajudar os países em dificuldade.
"Estimamos que a ampliação da resposta política (à crise) seja um passo na direção correta", escreveu a S, completanto, no entanto, que "riscos significativos" ainda pesavam sobre a implementação destas medidas.
"Não nos parece certo que alguns dos líderes estejam em condições de construir algo com este acordo", disse a agência, afirmando que comentaria na quinta-feira a situação da zona do euro.