Servidores de vários órgãos se concentram na frente do Ministério do Planejamento na tarde desta quarta-feira (4/7) para reivindicar melhorias para os trabalhadores. A maioria entre os manifestantes é ligada à pasta agrária, de órgãos como Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério do Desenvolvimento Agrário, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Fundação Nacional do Índio (Funai). Os pedidos são feitos que sejam incluídos no orçamento de 2013, que será fechado em agosto.
[SAIBAMAIS]De acordo com o secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Ronaldo da Silva, os principais objetivos do movimento é garantir uma data base para o funcionalismo e que o governo cumpra o acordo estabelecido sobre as distorções da tabela salarial do executivo, além da correção dos benefícios.
Silva explicou que os servidores de órgãos diferentes têm salários diferentes e que é preciso haver uma igualdade. De acordo com o secretário, cerca de 35 mil trabalhadores estão paralisados em todo o país e no Distrito Federal. "O governo tem prorrogado uma resposta, mas quanto mais for adiada, mais servidores vão aderir ao movimento. Hoje, os funcionários do Ministério do Planejamento começaram por tempo indeterminado", disse.
A Polícia Militar informou que o movimento tem cerca de 400 pessoas.