Economia

Fóruns estimulam pequeno investidor a comprar ações de empresas quebradas

postado em 09/07/2012 08:01
No mercado, ninguém sabe ao certo a razão do termo mico, mas o provável é que venha do jogo de baralho infantil, em que o jogador tem que juntar os pares de figuras iguais e não morrer com a do mico (que é uma só) na mão. Mas a certeza é de que esses papéis são de alto risco e, devido ao baixo volume de negócios e às fortes desvalorizações repentinas, o investidor pode ficar com o mico na mão por falta de comprador, com quase nenhuma chance de recuperar o dinheiro aplicado pelo resto da vida.

Mesmo sabendo isso, a possibilidade de ganhar 200%, 300% ou 1.000% num tempo curto faz com que muitos se aventurem nesses papéis. O resultado é que pequenos investidores têm amargado prejuízos que chegam a ultrapassar a casa dos R$ 100 mil. Os fóruns de investidores de todas as corretoras, uns mais, outro menos, estão abarrotados de casos de pessoas que colocaram todas as suas economias, e também de familiares, nesses papéis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação