Economia

FMI acusa governo grego de ter descumprido metas do programa de austeridade

Agência France-Presse
postado em 12/07/2012 14:09
Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta quinta-feira (12/7) que a Grécia descumpriu alguns objetivos do programa de austeridade imposto em troca do resgate financeiro concedido ao país pelo organismo, pelo Banco Central Europeu (BCE) e pala União Europeia.

"Alguns objetivos foram cumpridos, mas uma grande parte o acordo foi descumprido", disse o porta-voz do FMI, Gerry Rice, que insistiu que é prematuro discutir a revisão do plano. A Grécia teve que aceitar um draconiano programa de cortes orçamentários para evitar sua quebra e a moratória de sua dívida e adotou um plano de austeridade que lhe permitiu receber 380 bilhões de euros.

[SAIBAMAIS]Na semana passada, o governo grego anunciou que seria preciso mais um adiamento para poder implementar os ajustes orçamentários impostos pelos credores internacionais. Rice excluiu qualquer negociação do FMI com Atenas, mas afirmou que a entidade estava "aberta" a discussões sobre ideias que permitam concretizar da melhor maneira possível os objetivos do programa.



Segundo o porta-voz, a missão de avaliação do FMI para analisar a economia grega foi concluída recentemente e disse que está previsto que os especialistas voltarão a Atenas em 24 de julho para "retomar as conversações sobre como encaminhar o programa (de austeridade)". No início de julho, a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, afirmou que não pretendia renegociar o plano acordado com a Grécia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação