Agência France-Presse
postado em 16/07/2012 17:28
Bruxelas - Os ministros de Finanças da zona do euro realizarão uma teleconferência na sexta-feira (20/7) sobre o plano de ajuda aos bancos espanhóis, informaram nesta segunda-feira (16/7) fontes europeias. "A hora exata será comunicada na terça-feira", disse uma fonte governamental europeia.A celebração desta reunião havia sido anunciada no início de julho, mas sem data específica nem maiores detalhes.
[SAIBAMAIS]Os ministros de Finanças da zona do euro devem legitimar o resgate aos bancos espanhóis através da definição das modalidades do plano, permitindo assim o desbloqueio ao final de julho de 30 bilhões de euros, que passarão a uma reserva para serem utilizados caso se necessite urgentemente de um resgate neste verão. O Eurogrupo alcançou um acordo sobre este ponto há uma semana em Bruxelas.
Segundo um projeto de memorando que circulou pela imprensa, a zona do euro imporá condições muito rígidas antes de emprestar dinheiro aos bancos espanhóis. O documento que serve de base estabelece 32 condições, entre as quais figura uma supervisão reforçada dos bancos que passará pela Comissão Europeia e pelo Banco Central.