Agência France-Presse
postado em 17/07/2012 13:20
Helsique - O governo finlandês anunciou nesta terça-feira (17/7) que chegou a um acordo com Madri sobre as garantias espanholas em troca da participação da Finlândia no plano de resgate europeu aos bancos espanhóis."As negociações da Finlândia sobre as garantias para o programa de estabilidade para os bancos espanhóis terminaram com um bom resultado. Com o acordo, o Fundo de Garantia de Depósitos espanhol da Finlândia recebeu as garantias necessárias para limitar os riscos para os contribuintes finlandeses", disse o governo em um comunicado publicado na página do Ministério das Finanças.
O acordo segue o mesmo modelo adotado pelo país com a Grécia em outubro de 2011, disse o comunicado.
[SAIBAMAIS]
A Espanha se comprometeu a pagar garantias que cobrem 40% da participação da Finlândia no plano de resgate europeu aos bancos espanhóis, ou seja, 769,92 milhões de euros, segundo o comunicado.
De acordo com as cifras da televisão pública finlandesa, YLE, o montante total de participação da Finlândia no plano de resgate será de 1,9 bilhão de euros.
O governo finlandês apresentará na quarta-feira (18/7) no Parlamento o plano de resgate europeu para os bancos espanhóis, que será submetido na sexta-feira ao voto dos deputados.