Agência France-Presse
postado em 18/07/2012 10:04
Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse estar otimista sobre o futuro do projeto europeu, embora não esteja certa de que ele funcionará, conforme afirmado pela chanceler em uma entrevista divulgada nesta quarta-feira (18/7) no site de seu partido, o conservador CDU."O projeto europeu ainda não está construído de maneira a nos garantir que tudo funcionará bem. Isto significa que precisamos seguir trabalhando. Temos muito a fazer, mas sou otimista e acredito que conseguiremos", afirmou. "Alguns países na Europa ainda têm muito trabalho a fazer (para recuperar a confiança dos mercados) e superar a crise da dívida e a crise da competitividade", acrescentou a chanceler.
A Alemanha está resistindo até o momento à crise do euro graças as suas exportações, mas os economistas não acreditam que a maior potência econômica do continente possa evitar o contágio no longo prazo. Em outra entrevista publicada nesta quarta-feira, o ministro alemão de Finanças, Wolfgang Sch;uble, pediu aos deputados de oposição (os social-democratas do SPD e os ecologistas) que "assumam suas responsabilidades" e votem na quinta-feira a favor do resgate europeu aos bancos espanhóis.
Esta votação é uma nova ilustração do poder crescente do Parlamento e do Tribunal Constitucional da Alemanha nas decisões que afetam a economia europeia. "Queremos uma mobilização o mais forte possível em nossas filas. Contudo, também esperamos que o SPD e Los Verdes assumam suas responsabilidades europeias", disse Sch;uble, membro do partido conservador CDU, dirigido por Merkel, em declarações ao Rheinische Post.
O Bundestag, a câmara baixa do Parlamento alemão, se reúne na quinta-feira em uma sessão extraordinária para votar uma ajuda de até 100 bilhões de euros para resgatar os bancos espanhóis. Trata-se da décima vez em dois anos que os deputados alemães, cujo poder reforça constantemente o Tribunal Constitucional alemão, terão que se pronunciar sobre o resgate do euro. Merkel também se mostrou otimista quanto ao resultado do voto. "São os sinais que recebo dos deputados que me deixam otimista", disse em uma coletiva de imprensa com a primeira-ministra tailandesa Yingluck Shinawatra, que visita Berlim.
[SAIBAMAIS]Para a chanceler alemã, muito popular nas sondagens, o voto será uma prova da solidez de sua coalizão, depois que em votações anteriores alguns deputados de sua maioria conservadora e liberal votarão contra os planos de resgate. "O projeto europeu não está construído de maneira que nos assegure que tudo funcionará bem. Isso significa que precisamos continuar trabalhando. Temos muito o que fazer, mas creio que conseguiremos", afirmou.
Já o Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu em um relatório publicado nesta quarta-feira que a zona do euro continua em perigo e pediu aos europeus para que estabeleçam o quanto antes uma maior união bancária, solicitando especificamente ao Banco Central do bloco para que atue contra a crise através da injeção de mais liquidez.