Rosana Hessel
postado em 20/07/2012 11:58
O superintendente de serviços privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos, está reunido nesta sexta-feira com executivos da Oi que devem apresentar o plano de melhoria do atendimento aos clientes. Ontem, o técnico recebeu representantes da TIM e da Claro, que ficaram de reapresentar nova versão de seus respectivos projetos na semana que vem. As três operadoras foram notificadas esta semana pela agência e estarão proibidas de comercializar chips e oferecer novos serviços a partir de segunda-feira (23) enquanto não melhorarem os serviços.;As empresas estão apresentando planos anuais, nós queremos planos com avaliações mensais. Eles estão analisando planos também com alguns indicadores muito amplos. Nós pedimos um detalhamento dos indicadores tanto na parte de completamente quanto de queda de chamadas, tanto de voz quanto de dados. E desta forma, com base nesses pedidos, eles irão entregar uma nova versão do plano;, afirmou ele destacando que aguarda novos planos da TIM e da Claro para a semana que vem.
Segundo o superintendente, a Claro apresentou apenas umas transparências e nenhum plano ainda. Já a reunião com executivos da TIM foi ;bem pesada; e ;intensa;. A operadora de origem italiana ameaçou ontem entrar com um mandado de segurança na Justiça contra a agência hoje. ;Nenhuma empresa, em termos dessas reuniões técnicas, informou à Anatel sobre algum tipo de ação na Justiça. Eles têm direito. É uma questão de decisão empresarial;, comentou Ramos ao ser questionado sobre o assunto.
Novas notificações
As demais operadoras, Vivo, Sercomtel e CTBC, também foram notificadas segundo o superintendente da Anatel. ;A notificação saiu no Diário Oficial da União e ontem foram enviados ofícios ontem a todas as operadoras e todas elas entraram em contato para aprestarem seus projetos na semana que vem;, destacou.
Na avaliação de Ramos, o consumidor, em temos de atendimento, a expectativa da Anatel é que ocorra ;rapidamente; uma melhoria para o cidadão. ;Com relação à rede, como estamos pedindo um plano para dois anos, naturalmente, antes desses dois anos, vão acontecer melhorias graduais;, completou Ramos pouco antes de entrar na reunião com sete representantes da Oi. Participam da reunião André Borges, diretor de regulamentação e estratégias da operadora, e Pedro Abreu, diretor de planejamento e regulatório da companhia.