Rosana Hessel
postado em 20/07/2012 13:41
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prevê que, nos próximos seis meses, as operadoras de telefonia comecem a minimizar os problemas dos serviços prestados. ;Nesse período, esperamos já ter indicadores de melhoria da qualidade de rede;, afirmou o superintendente de serviços privados do órgão regulador, Bruno Ramos, logo após se reunir com sete executivos da Oi por aproximadamente uma hora e meia.Esta semana, a agência notificou as companhias de telefonia para que apresentem um plano detalhado de melhora no atendimento nos próximos dois anos. TIM, Oi e Claro estarão proibidas de comercializar chips e serviços a partir de segunda-feira nos estados em que estão com os piores índices de qualidade de prestação de serviço. No caso da TIM, as vendas serão suspensas em 18 estados, mais o Distrito Federal. A Oi, em cinco unidades da federação: Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. A Claro, em três: Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
O superintendente da Anatel esteve reunido ontem com representantes da TIM e Claro e eles ficaram de apresentar um projeto mais elaborado na próxima semana.
;A Oi fez uma apresentação muito básica de como a rede dela está. Ela veio com uma equipe mais de estratégia e planejamento, mas já marcamos uma reunião técnica com a equipe de engenharia no começo da semana que vem para que eles tragam um plano mais detalhado;, destacou Ramos. Segundo ele, a reunião de hoje foi ;proveitosa;. ;A empresa foi muito clara e informou que vai cumprir a determinação da Anatel e, segunda-feira, vai suspender a venda nos estados que determinamos;, destacou o superintendente que afirmou que sua agenda na semana que vem estará tomada com reuniões com todas as operadoras, inclusive as demais que foram notificadas e também deverão apresentar seus planos de melhora no atendimento: Vivo, Sercomtel e CTBC.
Os executivos da Oi evitaram falar com a imprensa. A assessoria da companhia informou que divulgará uma nota na tarde de hoje.