Agência France-Presse
postado em 21/07/2012 13:11
Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, assinou o protocolo de adesão da Rússia à Organização Mundial do Comércio (OMC), que põe fim a 18 anos de difíceis negociações, informou neste sábado à AFP o serviço de imprensa do Kremlin. A Duma, câmara baixa do Parlamento, votou no dia 10 de julho este texto e o Conselho da Federação, a câmara alta, o aprovou em 18 de julho.A Rússia, que era a última grande potência fora da OMC e que havia obtido em dezembro o sinal verde dos países membros desta organização internacional para a sua admissão, será com isso o 156; Estado membro.
Para entrar na OMC, a Rússia anunciou que vai reduzir a partir de 1; de setembro suas taxas alfandegárias, que passarão de 9,5% em média atualmente para 7,4% no próximo ano, para 6,9% em 2014, depois para cerca de 6% em 2015, havia explicado o ministro do Desenvolvimento Econômico, Andrei Belussov.
Essa medida estimulará a concorrência, oferecendo aos produtores estrangeiros um acesso maior ao mercado russo, espera o governo. Os críticos do projeto, sobretudo os deputados comunistas, temem, por outro lado, que isso permita que os produtos de fora inundem, ameaçando diversas indústrias herdeiras da era soviética.