Economia

Saiba como poupar e levar uma vida confortável mesmo ganhando pouco

Com organização, é possível viajar, pagar a faculdade do filho e comprar casa e carro, sem abrir mão do lazer

Vera Batista
postado em 22/07/2012 08:15
Clique para ampliarPlanejar o futuro pode ser menos doloroso do que parece para quem define cedo o rumo que quer tomar na vida. Uma família de três pessoas pode, com relativa tranquilidade, pagar todas as contas, divertir-se e ainda poupar. Quem garante é o diretor executivo da Ecobenefícios Good Card, Alexandre Leite. Fundador do site , ele diz que não é preciso ser rico para ter sobras no orçamento. E argumenta que um casal, com renda bruta mensal de R$ 3.250, tem condições de, ao longo de 24 anos de casado, formar um filho na faculdade, viajar de avião e comprar carro e casa, sem abrir mão do lazer. Para isso, no entanto, é importante identificar as prioridades e a ordem certa do uso do dinheiro. Uma mudança de rota e uma escolha errada podem atrapalhar todo o projeto.



;Se não programar com cautela o que fazer de início, as pessoas se desgastam e chegam frustradas ao fim da vida;, alerta Leite. Nas projeções do especialista, a ordem dos fatores altera, sim, o resultado. E para ajudar os menos metódicos, ele criou uma planilha na qual, primeiro, o casal compra um veículo, viaja, tem um bebê e começa a economizar para os estudos do filho. Só depois, realiza o sonho da casa própria. ;Se optar pela casa antes, não conseguirá levar o herdeiro para a faculdade;, pondera. Ele destaca que a administração do salário mensal tem que ser feita em conjunto pelo marido e pela mulher. A ideia é guardar o dinheiro, usá-lo de forma inteligente e não abrir mão do hábito de gastar menos no presente, de olho no futuro.

Com organização, é possível viajar, pagar a faculdade do filho e comprar casa e carro, sem abrir mão do lazer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação