Agência France-Presse
postado em 25/07/2012 19:30
Washington - A agência de classificação financeira Moody;s passou nesta quarta-feira (25/7)de "estável" para "negativa" a perpectiva de 17 bancos alemães, dois dias após reduzir a perspectiva do Estado alemão, diante da incerteza sobre a zona do euro.As instituições afetadas são aquelas que a avaliação financeira depende do "apoio do Estado federal alemão ou dos distritos federais", destacou a agência em seu comunicado.
A decisão envolve os chamados "landesbank", bancos regionais apoiados pelo Estado, mas também inclui o IKB Deutsche Industriebank e o Deutsche Postbank. Muitos dos "landesbank" enfrentam dificuldades desde a crise financeira de 2008, acentuadas pela atual crise econômica na Europa.
A Moody;s destacou que vários bancos têm a dívida garantida pelo governo central alemão e pelos governos regionais.
A agência de classificação de risco advertiu que algumas das instituições envolvidas poderão sofrer redução da nota caso ocorra "um incremento na deterioração da qualidade do crédito" do governo central alemão ou dos governos regionais.[SAIBAMAIS]
Na segunda-feira (23/7), a Moody;s passou a ser negativa a perspectiva de Alemanha, Holanda e Luxemburgo, três países que possuem a nota máxima (Aaa)", devido à "crescente incerteza" na zona do euro e à "forte probabilidade" de que seja necessário conceder uma nova ajuda aos países em dificuldades.
Este é o primeiro passo antes de uma eventual retirada da nota Aaa da Alemanha, em uma clara advertência de que ninguém, mesmo a maior economia da Europa, está imune à crise na zona do euro.