Economia

Principal indicador da bolsa de São Paulo fecha com forte alta de 4,72%

Agência France-Presse
postado em 27/07/2012 19:18
São Paulo - O principal indicador da Bolsa de São Paulo, o Ibovespa, fechou esta sexta-feira (27/7) com 56.553 pontos, em forte alta de 4,72%, informou a praça, após declarações de dirigentes da União Europeia para proteger o euro. Na quinta-feira (26/7), a bolsa paulistana tinha fechado em 54.002 pontos, em alta de 2,65%.

"A bolsa apresentou forte alta, impulsionada pelas declarações dos dirigentes europeus, que fizeram subir o ânimo dos mercados. Isto melhorou as expectativas dos agentes econômicos", disse à AFP Felipe Queiroz, analista da classificadora de risco Austin Rating.

Na quinta-feira (26/7), Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, se disse disposto a fazer o que for necessário para preservar o euro.


A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande. responderam esta sexta-feira, em comunicado conjunto divulgado ao final de uma conversa telefônica, que "França e Alemanha estão fortemente comprometidos com a integridade da zona do euro. Estão decididos a fazer tudo para protegê-la".

"Tudo isto contribuiu para trazer mais calma a um mercado que estava em pânico", afirmou Queiroz. "Trouxe ânimo aos mercados, mostrando que haverá um estímulo maior para o apoio que a Europa precisa, sobretudo Grécia, Itália e Espanha", acrescentou o analista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação