Agência France-Presse
postado em 31/07/2012 19:30
Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta terça-feira (31/7) que o Brasil possui um sistema bancário estável, mas advertiu que pode ser "vítima de seu próprio êxito" pelo rápido crescimento do crédito, o que acarreta riscos.O sistema financeiro da sexta economia do mundo "tem crescido em tamanho, diversificação e sofisticação, em paralelo com os avanços econômicos do país", o que lhe permitiu superar a crise mundial que teve início em 2008, disse o Fundo em sua avaliação periódica.
Contudo, explica o fundo, é preciso ficar atento à rápida expansão do crédito em anos recentes, que tem sido suporte do crescimento econômico e de uma maior inclusão financeira, que também gera riscos.
"Uma nova série de riscos começam a surgir no horizonte, o que requer uma supervisão rigorosa", disse o diretor FMI, Dimitri Demekas.
O relatório considerou, no entanto, que o sistema continua tendo um risco sistêmico baixo. "As preocupações estão principalmente no fato de que o nível de crédito continua sendo baixo com relação ao PIB", mas o sistema bancário parece estar preparado para resistir a sacudidas fortes, disse o Fundo.
O FMI disse que é fundamental que o país tome medidas pró-ativas para conter vulnerabilidades emergentes, sobretudo no setor de créditos imobiliários, em meio à volatilidade dos mercados internacionais.
[SAIBAMAIS]Desde 2010, após crise mundial, o FMI tornou obrigatórias as avaliações de 25 países que considera que possuem sistemas financeiros sistemicamente importantes, ou seja, aqueles onde uma crise pode contagiar outros mercados.