postado em 01/08/2012 12:50
O avanço de 0,2% da produção industrial em junho na comparação com maio foi comemorada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que classificou o resultado como ;um ponto de inflexão; ante os baixos índices registrados nos meses anteriores.
;(Eu vejo que a produção industrial) está dando uma virada, é um ponto de inflexão;, disse o ministro nesta quarta-feira, ao chegar ao Ministério após reunião no Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff. Segundo divulgou nesta quarta-feira (1;/8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado de junho, que já contempla ajustes de sazonalidade por período, interrompe uma trajetória de quedas da produção industrial que já durava três meses ininterruptos. Com a alta de 0,2% no sexto mês do ano, o resultado acumulado no primeiro semestre ainda é negativo, que queda de 3,8%, disse o instituto.
[SAIBAMAIS]No confronto direto entre os meses de junho de 2012 e o sexto mês do ano passado, houve forte queda 5,5%. O resultado que avalia o desempenho da indústria nos últimos 12 meses, porém, mostrou queda mais branda, na ordem de 2,3%. Para o ministro da Fazenda, o resultado de junho foi bastante positivo, pois sinaliza um horizonte melhor para o setor produtivo nos próximos meses. ;Depois de ter um crescimento negativo após vários meses, eu vejo (esse número) como um ponto de virada;, disse Mantega, que concluiu: ;Daqui para frente nós vamos ter resultados melhores;.
O otimismo do governo em relação ao desempenho do setor produtivo contrasta com as avaliações do mercado financeiro, que previam para junho um resultado bem melhor para o indicador. O consenso entre analistas era que a produção avançasse pelo menos 0,3%, que era o piso das projeções. Com o resultado de elevação de 0,2%, é possível que as projeções o restante do ano também sejam reajustadas para baixo, o que já deve acontecer na divulgação da próxima edição do boletim Focos, pelo Banco Central.