Economia

Real é a moeda com maior desvalorização em 2012, aponta levantamento

Vânia Cristino/ Especial Estado de Minas
postado em 08/08/2012 06:41

O real foi a moeda que mais recuou frente ao dólar em 2012. Levantamento feito pelo economista André Perfeito, da Gradual Investimentos, mostra que muitas divisas perderam valor frente ao padrão monetário dos Estados Unidos por conta da aversão dos investidores a aplicações de risco, que aumenta em épocas de crise. Mas o real teve a maior desvalorização, segundo ele, por causa de medidas adotadas deliberadamente pela equipe econômica. A queda alcança 8,08%, enquanto o peso mexicano, por exemplo, andou na direção oposta e subiu 5,9%.



Segundo o economista, o governo foi longe demais ao enfraquecer o real para atender a demanda dos exportadores. ;Manipular o câmbio é sempre perigoso, pois não sabemos nunca como será a repercussão na economia. O resultado da Petrobras no segundo trimestre foi decepcionante por conta, justamente, da apreciação do dólar;, observou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação