Economia

Servidores das carreiras típicas de Estado fazem manifestação na Esplanada

postado em 08/08/2012 15:53

Servidores das carreiras típicas de Estado se reuniram na tarde desta quarta-feira (8/8) em frente ao bloco K do Ministério do Planejamento e caminharam em direção à Praça dos Três Poderes. Segundo a Polícia Militar, até o momento, cerca de mil pessoas participam do ato, porém, a organização espera 6 mil ativistas. Os PMs tentaram evitar que os manifestantes chegassem à rampa do Palácio do Planalto, mas, aos poucos, eles conseguiram ocupá-la.

Cinco faixas do Eixo Monumental, em frente ao Ministério do Planejamento, foram fechadas, deixando apenas uma aberta para os veículos. A polícia está liberando o trânsito aos poucos, para evitar maiores problemas devido ao horário de pico.

Os manifestantes esperavam ser recebidos pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para discutir a reestruturação das carreiras, reposição de pessoal e recomposição das perdas inflacionárias desde 2008, quando ocorreram os últimos acordos entre o governo e a maior parte das categorias. No entanto, o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal, Pedro Delarue, disse que Gilberto Carvalho já declarou que não haverá reunião, por não ser mais ele o responsável por tratar do assunto. Segundo Pedro Delarue, a presidente Dilma afirmou que a partir de agora as negociações deverão ser feitas com o Ministério do Planejamento.

[SAIBAMAIS]Os representantes das carreiras típicas de Estado já foram recebidos por Sérgio Mendonça, secretário das Relações do Trabalho, e dizem que, agora, pretendem falar com alguém com cargo superior para negociar suas reivindicações.

Ao longo das próximas duas semanas, os servidores das carreiras típicas de Estado do Executivo Federal devem engrossar a paralisação nacional do funcionalismo público federal. Ao todo, 26 categorias devem se juntar a outras de cerca de 30 órgãos federais já paralisadas e ao Judiciário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação