Economia

Moçambique cresce 7,3% no primeiro semestre do ano, acima da média mundial

postado em 08/08/2012 16:04
Maputo - O Ministério da Planificação e Desenvolvimento de Moçambique divulgou que a economia do país cresceu 7,3% no primeiro semestre de 2012 ; bem acima da média mundial prevista pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano, de 2,5%. O resultado moçambicano, porém, ficou abaixo da previsão do próprio governo para o período, que era 8,3%, mas acima da projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI), de 6,7%.

As principais causas do bom desempenho da economia moçambicana foram os investimentos em recuperação de infraestrutura do setor elétrico e de transporte e os resultados da mineração no país, principalmente o desempenho na extração de carvão na província de Tete, feita majoritariamente pela multinacional brasileira Vale.

[SAIBAMAIS]Com os novos investimentos no setor anunciados para o segundo semestre, a expectativa do governo é de que a taxa de crescimento da economia seja ainda mais alta que a dos primeiros seis meses do ano.

O governo moçambicano também divulgou que as reservas internacionais do país passaram de US$ 2,26 bilhões, em junho do ano passado, para US$ 2,44 bilhões, no mesmo mês deste ano.



O ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, comemorou os bons resultados. ;A nossa economia está conseguindo combater as externalidades que lhe aparecem, principalmente no que diz respeito à crise na zona do euro. A economia moçambicana consegue fazer frente a esta crise, aumentando a sua produção interna.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação