Economia

"Paraguai deixará de ceder energia ao Brasil e à Argentina", diz Franco

postado em 08/08/2012 20:04

O presidente do Paraguai, Federico Franco, anunciou nesta quarta-feira (8/8) que pretende estimular o uso de energia no país e deixar de ;ceder; sua parte na produção de Itaipu e Yacyretá ao Brasil e à Argentina. Todos são sócios das hidrelétricas, mas, por usar apenas parte do que tem direito, o Paraguai vende o restante aos vizinhos.

;A decisão do governo é clara: não estamos dispostos a seguir cedendo nossa energia. E atenção que uso bem a palavra ;ceder;. Porque o que estamos fazendo é ceder ao Brasil e à Argentina, nem se quer estamos vendendo;, disse Franco.

O ex-presidente Fernando Lugo, destituído há pouco mais de um mês, quando Fraco assumiu o poder, assinou acordo com o Brasil triplicando o preço pago pela energia paraguaia. Também é da época de Lugo a negociação para a construção de uma linha de transmissão entre Itaipu e Assunção, para que o Paraguai possa distribuir e usar melhor a parte da produção energética a que tem direito.


;Não é possível que o Paraguai, que tem 85% da produção de energia elétrica de toda a América, utilize apenas 15%. Essa realidade será mudada com a ajuda de todos os setores;, disse o governante, que pretende industrializar o país para diminuir as taxas de criminalidade e a sensação de insegurança no país.

O Paraguai foi afastado do Mercosul após a destituição de Lugo, considerada um ato antidemocrátrico. A União das Nações do Sul, Unasul, também afastou o país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação