postado em 09/08/2012 13:49
Sorocaba (SP) - A Toyota inaugurou nesta quinta-feira (9/8) a sua terceira fábrica no país. Os investimentos foram superiores a R$ 1,3 bilhão e ela irá gerar 1,7 mil empregos. O complexo de Sorocaba fabricará, inicialmente, o compacto (hatch e seda) Etios ; que tera motores 1.3 e 1.5 e oito versões de acabamento (quatro para cada). Ela tem capacidade (com licença ambiental concedida) para até 400 mil unidades por ano, mas fará apenas 70 mil Etios.
[SAIBAMAIS]O veículo já começou a ser produzido e chegará às 133 concessionárias da marca em setembro. Os valores não foram divulgados, mas estima-se que partam dos R$ 35 mil ; um valor alto, por sinal, para quem pretende enfrentar o VW Gol e o Fiat Palio, líderes do segmento de populares.
O presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, participou do evento de inauguração, com o governador de São Paulo, Gerlado Alckmin, e o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel.
A montadora japonesa também anunciou a disposição de fabricar motores no Brasil (em São Paulo, na cidade de Porto Feliz). Os motores serão usados no Etios, o que tornaria seu percentual de nacionalização em 85% (hoje, é de 65%). Também sairão propulsores para o Corolla. A produção começará em 2015, no segundo semestre.
A empresa quer dobrar as vendas em dois anos (vende 100 mil atualmente) e se tornar uma das maiores do pais, segundo Shunichi Nakanichi, presidente da Toyota Mercosul.
O jornalista viajou a convite da Toyota do Brasil