postado em 09/08/2012 20:05
São Paulo ; Os passageiros de voos internacionais enfrentam filas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, em função da operação-padrão dos policiais federais que começou na tarde deesta qunta-feira (9/8). Segundo o presidente do do Sindicato dos Servidores Públicos da Polícia Federal de São Paulo, Alexandre Santana Sally, as filas ocorrem na área de embarque, especialmente no terminal 2.A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) confirmou que o movimento está causando problemas no embarque de passageiros. Até as 19h, o aeroporto registrava um índice de 19,7% de atrasos nos voos internacionais; 14 das 71 partidas saíram fora do horário previsto.
[SAIBAMAIS]De acordo com Sally, a operação-padrão é uma forma de demonstrar a falta de pessoal para atividades como de fiscalização de bagagem, vistoria de porões de aviões e segurança do aeroporto. ;Nós não temos estrutura para atender a grandes demandas, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas;, disse. A categoria entrou em greve na terça-feira (7/8) e reivindica melhoria nas condições de trabalho e reajuste salarial.
A operação também ocorre no Porto de Santos, mas segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o movimento ainda não repercutiu nas atividades portuárias. Na manhã de hoje, haviam 74 navios fundeados (aguardam para entrar no porto) e 36 navios atracados, o que é considerado uma situação normal.