Agência France-Presse
postado em 15/08/2012 14:28
Washington - A agência especializada em imagens fotográficas e vídeos Getty Images será adquirida por 3,3 bilhões de dólares por seus fundadores e dirigentes e pelo Fundo Carlyle, anunciaram as partes nesta quarta-feira (15/8).O acordo prevê a participação na operação do presidente e cofundador da Getty, Mark Getty, e de outros membros diretores do grupo, como o diretor-geral e cofundador, Jonathan Klein, detalhou o comunicado.
"Exploraremos os recursos financeiros do Carlyle e sua rede mundial para ajudar a Getty Images a superar uma nova etapa quanto à inovação em termos de produtos e a crescer em nível mundial", promete Eliot Merrill, diretor do Carlyle, citado no comunicado. A Getty Images pertence até agora ao fundo de investimentos Hellman & Friedman, que a comprou em 2008 por 2,4 bilhões de dólares.
Desde sua fundação em 1995, em Seattle (Washington, noroeste dos Estados Unidos), a Getty se impôs como a primeira agência fotográfica com clientes principalmente não ligados à mídia, mas adquiriu nos últimos anos notoriedade no mercado da informação. A Getty emprega cerca de 2 mil pessoas e uma fonte próxima disse que, por enquanto, não deve realizar cortes. A Agência France-Presse é uma das parceiras da Getty.
A transação deve ser completada antes do fim do ano, quando terão sido obtidas as permissões necessárias.
O Carlyle, um fundo de investimentos criado em 1987 e que emprega 1.300 pessoas em 33 países, entrou na bolsa este ano. A ação do Carlyle caía 0,72%, a 24,75 dólares, nesta quarta-feira (15/8) no início das negociações em Nova York. No ano passado obteve lucros líquidos de 1,36 bilhão de dólares, 11% a menos em relação a 2010, mas seus retornos sobre investimentos mais do que duplicaram em um ano.
O fundo tem participações no setor dos meios de comunicação, na empresa de salas de cinema AMC Entertainment, comprada em 2004, e na consultora Nielsen.