Economia

Facebook perde quase metade do valor em três meses de Bolsa de Nova York

Agência France-Presse
postado em 16/08/2012 22:13
Nova York - As ações do Facebook sofreram nesta quinta-feira (16/8) uma nova queda na Bolsa de Nova York, recuando a 19,87 dólares, quase a metade de seu valor de lançamento, há três meses.

Os papéis do Facebook operaram em forte baixa desde a abertura de Wall Street, após a liberação de 271 milhões de novas ações para comercialização, depois de um período de bloqueio (;lock-up;) ligado à estreia na Bolsa.

Os títulos perderam 6,27% nesta quinta-feira, com um volume de intercâmbio três vezes superior à média, superando 150 milhões de operações.

A ação do Facebook chegou a atingir 19,69 dólares durante o pregão desta quinta, contra os 38 dólares de valor de lançamento.

Desde sua estreia na Bolsa, no dia 18 de maio, o valor da empresa caiu de 104 bilhões de dólares para 42,5 bilhões de dólares.

A maior rede social do mundo, com 955 milhões de membros, entrou na Bolsa com uma oferta de 421 milhões de ações, a 38 dólares o papel, o que lhe permitiu arrecadar 16 bilhões de dólares.

"Há muitas ações em circulação para que o mercado possa absorvê-las", disse Michael Pachter, da Wedbush Securities, que prevê uma queda ainda maior.

"Se os títulos se comportarem como hoje, imaginem só o que ocorrerá em novembro", advertiu o especialista, em referência às 1,2 bilhão de ações que serão lançadas naquele mês.

Para o especialista Lou Kerner, "o grande problema dos investidores é entender como o Facebook vai conseguir passar sua base de usuários do computador para os smartphones".



Segundo Kerner, o grupo vai precisar de dois anos para ter suas ações cotadas a 38 dólares novamente.

Trip Chowdhry, da Global Equities Research, acredita que os papéis do Facebook vão operar na faixa de 10 a 13 dólares devido aos problemas da empresa para faturar com seus usuários.

No segundo trimestre, a empresa registrou uma perda de 157 milhões de dólares, contra lucro de 159 milhões de dólares no mesmo período de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação