Economia

Banco Central Europeu classifica de enganoso artigo sobre prêmios de risco

Agência France-Presse
postado em 20/08/2012 11:36
Frankfurt - Um porta-voz do Banco Central Europeu (BCE) considerou nesta segunda-feira (20/8) é uma atividade enganosa escrever sobre decisões que ainda não foram tomadas, em reação a um artigo de uma revista alemã sobre sua estratégia para sair da crise.

A Der Spiegel afirmou no domingo que o BCE se dispunha a fixar limites aos prêmios de risco, a diferença entre as taxas de juros de referência pagas pela Alemanha e as fornecidas pelos países em dificuldades, como Espanha ou Itália. Se estes limites forem superados, o BCE estaria disposto a intervir nos mercados, segundo a Spiegel. "É absolutamente enganoso escrever sobre decisões que ainda não foram tomadas (...), que não foram debatidas no seio do Conselho de Governadores do BCE, que agirá estritamente no âmbito de seu mandato", acrescentou o porta-voz.

[SAIBAMAIS]O presidente do BCE, Mario Draghi, gerou grandes expectativas no início de agosto ao prometer novas medidas de luta contra os efeitos da crise da dívida soberana, dando a entender que realizaria intervenções no mercado das obrigações públicas, embora não tenha dado detalhes concretos.



Draghi pode ser mais explícito no dia 6 de setembro, durante a coletiva de imprensa mensal em Frankfurt, após a reunião do Conselho de Governadores do BCE, e a decisão sobre suas taxas diretrizes. A Alemanha, e, em particular, seu banco central, o Bundesbank, não esconderam suas reticências diante do programa do BCE de comprar obrigações públicas da Eurozona.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação