Economia

Apple é a empresa mais valiosa da história, valendo US$ 623,5 bilhões

Agência France-Presse
postado em 20/08/2012 19:32
Nova York - A gigante da informática norte-americana, Apple, alcançou nesta segunda-feira (20/8) o maior valor de mercado de todos os tempos nos Estados Unidos, superando a máxima anterior alcançada pela Microsoft em 1999 e chegando a 623,520 bilhões de dólares.

A ação da empresa californiana terminou o dia cotada a 665,15 dólares, em alta de 2,63%.

A Microsoft havia alcançado 620,580 bilhões de dólares no 30 dia de dezembro de 1999, segundo estatísticas da agência classificadora Standard and Poor;s. Desde então, seu valor caiu substancialmente, a 258,290 bilhões de dólares.

Howard Silverblatt, da SP;s Dow Jones Indices, recorda que se for levada em conta a inflação, o valor ajustado da Microsoft em sua máxima histórica seria hoje de 850 bilhões de dólares e a Apple teria que alcançar 910 dólares por papel para superar esta cifra.

As ações da Apple têm sido impulsionadas por especulações sobre o lançamento de novos telefones multifuncionais, como o iPhone e o iPad, assim como uma "iTV", além de uma maior penetração no mercado chinês, disse Michael James, analista da Wedbush Morgan Securities.

O banco de investimentos Jefferies alimentou o entusiasmo do mercado ao elevar na sexta-feira o preço-alvo da ação da Apple para 900 dólares.

Segundo vários sites especializados, o grupo apresentará o iPhone 5 durante uma conferência em 12 de setembro.



Para James, o recorde desta segunda-feira ajuda a reforçar o sentimento positivo sobre a ação, que já avançou quase 60% desde o início do ano. "Os gerentes de carteiras deverão possuir ações da Apple, devido a seu peso nos índices e a seu impacto nos rendimentos anuais", afirmou.

A Apple representa 4,73% da Standard and Poor;s 500, disse Silverblatt.

"O importante lugar ocupado pelos produtos da Apple no mercado, sua integração vertical e muito ampla, fazem com que o grupo seja o que possui a melhor parte dos lucros para as três grandes tendências atuais em tecnologia: os smartphones, o 4G e os tablets", disseram analistas da Jefferies.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação