Economia

Com novo motor e até air bag, Honda moderniza a moto lançada em 1975

postado em 23/08/2012 08:35
; Téo Mascarenhas

Modelo tem design diferenciado e é bem equipado

Quando foi lançada, em 1975, a Honda Gold Wing 1000 causou espanto pelo volume e pelo motor com quatro cilindros boxer. O tempo passou e, aos 37 anos, a Asa Dourada (em português) ganhou dimensões ainda maiores. A cilindrada do motor passou para 1.832 cm;, que é de seis cilindros, mantendo a arquitetura boxer. Um figurino padrão GG que impressiona pelo tamanho, mas também pelo conforto, pelas mordomias oferecidas e, principalmente, pela surpreendente facilidade de pilotagem. A explicação vem da física. Como o centro de gravidade é extremamente baixo, proporcionado pelo peso do motor de seis cilindros boxer, basta um leve movimento para a moto conseguir equilíbrio como em um passe de mágica, facilitando a vida do piloto ; já que o modelo tem peso a seco de nada menos que 387kg.

Importado do Japão, a versão 2012 incorporou mudanças na estética, além de mais eletrônica embarcada, para ajudar na pilotagem, especialmente em grandes viagens, sua verdadeira praia. A moto nas cores preta e branca perolizada chega oficialmente ao consumidor brasileiro a partir deste mês, com preço sugerido de R$ 92 mil, sem frete, óleo e seguro. Os três compartimentos de bagagem da nova Gold Wing 1800, um central e dois laterais, foram redesenhados, elevando a capacidade de 147 litros para 150 litros. O conjunto ótico dianteiro, com dois faróis, compensa o facho quando a moto está carregada e ganhou acabamento com máscara negra. Já as laterais da carenagem dianteira foram redesenhadas para permitir melhor fluxo de ar e maior proteção aerodinâmica para piloto e garupa.



A Gold Wing introduziu pela primeira vez o sistema de airbag para motocicletas em 2006 e mantido no modelo 2012, que conta com sensores nas bengalas da suspensão dianteira. Quando há desaceleração radical, característica das colisões frontais, os sensores acionam o airbag em forma de V invertido, que amortece o choque do piloto. Os sensores estão regulados para diferenciar colisão de uma frenagem brusca, ou pancada em buraco, por exemplo. O freio ainda conta com sistema duplo CBS e ABS. Um cérebro eletrônico aciona os freios de maneira progressiva, atuando nas duas rodas, independentemente da vontade do piloto, otimizando ao máximo a frenagem.

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