Economia

Alemanha registra excedente público no primeiro semestre de 2012

Agência France-Presse
postado em 23/08/2012 12:12
Berlim - Pela primeira vez desde 2008, a Alemanha obteve um superávit público no primeiro semestre do ano, um bom presságio para a primeira economia da Eurozona, que quer limitar seu déficit anual a 0,5% de seu PIB.

Segundo dados publicados nesta quinta-feira pelo escritório federal de estatísticas Destatis, as finanças públicas alemãs registraram um superávit de 8,3 bilhões de euros, equivalentes a 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB). É a primeira vez desde 2008, quando teve início a crise financeira, que ocorre um superávit público na Alemanha.

[SAIBAMAIS]O resultado do primeiro semestre é explicado por um amplo superávit de 11,3 bilhões de euros do sistema público de proteção social, que, graças ao bom comportamento do mercado de trabalho e da alta das receitas fiscais, compensou amplamente o déficit de 3,3 bilhões de euros registrado pelo Estado Federal, pelos "lander" e pelas municipalidades.



O Destatis também confirmou nesta quinta-feira uma desaceleração do crescimento do PIB alemão, que foi de %2b0,3% no segundo trimestre em relação ao primeiro, quando chegou a %2b0,5%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação