Economia

Chanceler alemã Merkel e Hollande mantêm pressão sobre a Grécia

Agência France-Presse
postado em 23/08/2012 15:32
Berlim-A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, pediram nesta quinta-feira (23/08), à Grécia para que mantenha seu programa de reformas e faça os "esforços indispensáveis" para seguir no euro, mas não deram uma resposta quanto ao pedido de flexibilização das metas de déficit feito pelo país.

"Para mim é importante que todos nos atenhamos a nossos compromissos (...) mas eu peço à Grécia para que siga seu caminho de reformas", disse Merkel ante a imprensa, acompanhada pelo presidente francês, que fez coro às declarações da chanceler e acrescentou: "Quero que a Grécia continue na Zona Euro. Essa é uma vontade que temos expressado desde o início da crise", disse Hollande.


A chanceler receberá o primeiro ministro grego, Antonis Samaras, na sexta-feira (23/08), em Berlim e o presidente francês o receberá no sábado em Paris.Samaras empreende uma batalha diplomática para obter uma prorrogação de dois anos que postergue até 2016, ao invés de 2014, o retorno ao equilíbrio orçamentário, e assim limitar os efeitos da recessão que atinge a seu país pelo quinto ano consecutivo.

O líder grego também quer garantir a entrega de um cheque de 31,500 bilhões de euros, correspondente ao próximo lote do pacote de ajuda acordado entre Grécia e a troika de credores institucionais (UE, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).

Merkel reiterou que, antes de tomar qualquer decisão, quer "esperar o relatório da troika" em setembro, que avaliará o avanço das reformas na Grécia e incluirá uma auditoria das contas públicas deste país.

Segundo uma sondagem realizada pelo instituto Emnid para a rede de televisão N24, 75% dos alemães se opõe a uma flexibilização das reformas e medidas de austeridade impostas à Grécia, e 69% se diz contra a um terceiro plano de resgate de Atenas.

O encontro Merkel-Hollande servirá também para abordar o conflito na Síria e a situação humanitária no país, assim como a aplicação das decisões adotadas na última reunião europeia do final de junho.

"São decisões positivas para o crescimento, a estabilidade e a supervisão bancária", disse François Hollande. "Agora temos que aplicá-las", completou, citando a necessidade de ajudar o setor bancário de países como a Espanha.

Hollande se disse também favorável, como a Alemanha, a "avançar mais rápido na supervisão bancária com o Banco Central Europeu".

No dia 11 de setembro, a Comissão Europeia apresentará suas propostas para por em marcha um supervisor bancário na zona do euro, que pode entrar em funcionamento no início de 2013, disse uma fonte europeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação