Economia

TAM deixará de voar entre São Paulo e Bogotá e LAN Colômbia vai assumir

Estado de Minas
postado em 28/08/2012 21:28
A companhia aérea TAM deixará de operar voos entre o aeroporto de Guarulhos (SP) e Bogotá, na Colômbia. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, a partir de 10 de setembro a ligação direta entre os dois aeroportos será feita apenas pela LAN Colômbia.

Os clientes da TAM que já possuem bilhetes para voar para a capital colombiana deverão ser acomodados nos voos da LAN, que em junho concluiu processo de fusão com a companhia brasileira, criando a Latam, maior empresa aérea da América Latina e uma das maiores do mundo. Além disso, "para aproveitar as sinergias anunciadas pelo Grupo Latam Airlines", as unidades administrativas de ambas as empresas na Colômbia foram combinadas.

Fusão
No dia 22 de julho, a aerolínea chilena LAN e a brasileira TAM completaram o processo de fusão e criaram a Latam Airlines Group, considerada a maior linha aérea da América Latina, segundo um comunicado divulgado por ambas companhias, que estimam em US$ 600 a US$ 700 milhões de dólares - sem descontar os impostos - os ganhos com sinergias a partir do quarto ano de sua associação.

Durante o primeiro ano de funcionamento da Latam Airlines, as companhias calculam que gerarão entre 170 e 200 milhões de dólares, graças a lucros e redução de custos derivados da aliança. Quarenta por cento das sinergias potenciais entre as duas companhias serão geradas pelo aumento de ganhos com o transporte de passageiros, enquanto 20% serão derivados do transporte de carga, e os 40% restantes corresponderão à economia de custos, segundo a empresa chilena.



A Latam poderá fornecer serviços de passageiros a 115 destinos em 23 países, bem como transporte de carga. O processo de fusão sofreu vários contratempos por acusações de um possível monopólio em rotas aéreas principalmente entre Chile e Brasil, mas estas não chegaram a provocar o cancelamento da sociedade.

Em dezembro passado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a fusão de TAM e LAN, permitindo a criação da Latam. O novo grupo, um gigante com valor estimado de 14,5 bilhões de dólares, deterá 6% do transporte aéreo mundial. Em outubro passado, TAM e LAN anunciaram que esperavam concretizar a criação do Grupo Latam até o final do primeiro trimestre de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação