Economia

Mercado brasileiro de flores deve crescer 15% na comparação com 2011

postado em 29/08/2012 12:00
São Paulo ; O mercado brasileiro de flores, na contramão de setores que foram pressionados pela crise internacional, tem se expandido a cada ano, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Desde 2006, o segmento tem registrado taxas de crescimento entre 15% e 17% e emprega, atualmente, 194 mil pessoas. Para este ano, o instituto espera que o setor cresça, em média, 15%, na comparação com 2011, movimentando R$ 4,5 bilhões. O município de Holambra, a 148 quilômetros da capital paulista, concentra 40% da produção nacional de flores e plantas ornamentais e sedia anualmente a Expoflora ; feira que começa nesta quinta-feira (30/8) e mostra as tendências do setor de flores e plantas ornamentais no país.

O presidente do Ibraflor, Kess Schoenmaker, explica que o setor aposta no mercado interno para alcançar índices de crescimento tão favoráveis. ;O brasileiro gosta de consumir flores e plantas. Com a melhoria da renda, esses produtos passaram a ser uma opção de compra;. De acordo com o instituto, o consumo médio anual no Brasil chega a R$ 20 per capita, enquanto em alguns países da Europa, o valor alcança R$ 140 per capita. ;Podemos dobrar o volume de consumo per capita [brasileiro];, estima. Ele aponta que, embora o Sul e o Sudeste sejam os maiores consumidores, houve um aumento significativo nas outras regiões. ;Norte, Nordeste e Centro-Oeste são as que mais crescem. A gente não tem ainda um número de quanto isso representa, mas pela sondagem com os produtores, a gente sabe que está ampliando bastante;, explica.



Além do poder de compra do brasileiro, o presidente destaca outros fatores que contribuíram para o desenvolvimento do setor, como aumento dos pontos de venda e durabilidade do produto. ;Todos os supermercados vendem flores e plantas hoje em dia;. Além disso, para ele, os produtores estão mais preocupados em agradar ao consumidor nacional. ;Ninguém está preocupado em exportar, porque o custo é alto.;

De acordo com o presidente do Ibraflor, a Expoflora é uma forma de impulsionar ainda mais o consumo interno, mas explica que não é possível estimar o percentual de contribuição da feira para as vendas do setor. ;É uma mostra que encanta e aproxima as pessoas desse universo;, avalia. O coordenador da mosta, Paulo Fernandes, acredita que a exposição é um laboratório para os produtores avaliarem quais produtos devem lançar nos próximos meses. ;É uma vitrine do que será feito no mercado nacional;, explica.

Participam da feira 170 produtores, que vão expor mais de 2 mil variedades de plantas, até 23 de setembro. Durante quase um mês, devem ser vendidas cerca de 800 mil unidades de flores. ;Nesse período, devem ser injetadas na economia de Holambra, R$ 20 milhões, incluindo toda a infraestrutura turística;, estima o coordenador. Fernandes destaca como uma das novidades da Expoflora deste ano a super miniorquídea, planta desenvolvida com o cruzamento de variedades diferentes, que resultou em flores que medem, no máximo, 4 centímetros.

Os ingressos para a Expoflora custam até R$ 30 e podem ser adquiridos no local ou, antecipadamente, com representantes da feira, que podem ser conferidos no endereço eletrônico www.expoflora.com.br.

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