Economia

Correio mostra candidatos que deixaram emprego e se dedicam aos concursos

postado em 02/09/2012 15:30
O sonho de garantir estabilidade e bons salários na administração pública virou febre. Hoje, muitas pessoas abandonar a carreira de olho na conquista de uma vaga. A decisão de deixar o emprego, no entanto, é delicada, já que exige planejamento financeiro e disciplina. Mas elas avaliam que é a saída para garantir a aprovação. Em muitos casos, essa escolha envolve outros membros da família, que precisam apoiar o concurseiro ao longo do período. Especialistas ouvidos pelo Correio destacam que o resultado costuma vir a médio ou longo prazo. Portanto; os candidatos não devem desanimar com possíveis reprovações e precisam se preparar para essa longa jornada com uma rotina organizada.

Fazer um plano de gastos levando em conta um determinado período e ter como meta a aprovação no mesmo tempo não é uma boa opção. ;Esse tipo de raciocínio é totalmente inadequado, porque não é possível dar um prazo para você mesmo passar;, explica o professor da rede de ensino LFG Willian Douglas. As despesas devem ser uma preocupação, pois será preciso encontrar uma forma de sustento, seja cortando gastos, usando economias ou buscando apoio dos familiares. O candidato, no entanto, não pode deixar essa pressão aumentar a ansiedade e comprometer o desempenho nas provas.

Segundo Willian, deve-se encarar essa fase como um investimento em si próprio. Não adianta economizar com os estudos. Essa atitude pode limitar o aprendizado. Fazer um curso de qualidade ajuda a fixar melhor os conteúdos e a acelerar esse processo. O professor sugere que o candidato busque participar de aulas das matérias nas quais tem mais dificuldade. Fazer exercícios para praticar é outra prática importante, porque aumenta a capacidade de fixar as disciplinas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação