Economia

ONU pede ação rápida e bem coordenada contra crises alimentares

Agência France-Presse
postado em 04/09/2012 12:10
Roma - As três agências da ONU responsáveis pelas questões alimentares fizeram nesta terça-feira (4/9) em Roma um apelo em favor de uma "ação rápida e coordenada em escala internacional" para impedir a repetição da crise alimentar de 2007/2008, causada por uma disparada dos preços.

Em um comunicado conjunto, José Graziano da Silva, diretor geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) em uma entrevista a, Kanayo F. Nwanze, presidente da FIDA (Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola) e Ertharin Cousin, diretora do Programa Mundial de Alimentos (PMA), pedem que "as causas profundas da alta dos preços dos alimentos sejam enfrentadas".

[SAIBAMAIS]"A situação que reina nos mercados dos alimentos, caracterizada por uma forte alta das cotações de milho, do trigo e da soja, desperta o temor de que se reproduza a crise alimentar de 2007-2008", afirmam. "Mas uma intervenção rápida e coordenada em escala internacional pode impedir a repetição", explicam os três. "É necessário atuar sem perda de tempo para evitar que o impacto dos preços leve a uma catástrofe que afete dezenas de milhões de pessoas nos próximos meses", advertem.



Segundo a FAO, o PMA e o FIDA, "os elevados preços dos alimentos são um sintoma, e não a doença. Por isto, a comunidade internacional deve adotar medidas preventivas para impedir as altas excessivas, atuando nas causas profundas que originam estas fortes altas dos preços", concluem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação