Economia

Compacto A1, da Audi, ganha versão esportiva, com motor 1.4 biturbinado

Enviado Especial
postado em 06/09/2012 08:28


Campinas ; Você já imaginou comprar um carro com motor 1.4, pequenino (entre-eixos de 2,47m) e com apenas 1.265kg? Se você quer um monstrinho com a beleza de uma princesinha, certamente, reverá seus conceitos. O Audi A1, na versão especialíssima Sport biturbo, desenvolve 185 cavalos a 6.200rpm, faz de 0 a 100km/h em meros 6,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 227km/h. E ainda vem com um câmbio Stronic de 7 velocidades, com dupla embreagem: as trocas de marcha, vale ressaltar, são imperceptíveis, pois elas já ficam pré-engatadas para tanto. O torque é 25,4kgfm, obtido entre 2.000 a 4.500rpm (só para se ter uma ideia, o torque do recém-chegado DS3, da Crito;n, é 24,5kgfm).





E o A1 Sport não desgruda do chão, pode acreditar. Por conta dessa potência cavalar, a suspensão e o sistema de freios tiveram que ser adequados (não só por questões de segurança, mas de dirigibilidade). Também foi posto no compacto esportivo o sistema eletrônico de estabilização ESP, com bloqueio eletrônico do diferencial (EDS). No limite, que não nos foi permitido alcançar, uma das rodas pode ficar sem atrito; nesse caso, ele desacelera aquela roda para evitar que ela derrape, redistribuindo o torque. Legal, não? Outros equipamentos de segurança importantes são os air bags dianteiro frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro, além do sensor de estacionamento traseiro (opcional).

R$ 109,9 mil
Valor mínimo do Audi A1 Sport sem o pacote de opcionais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação