Economia

BCE deve atuar para afastar ameaça de uma explosão da Eurozona, diz OCDE

Agência France-Presse
postado em 06/09/2012 09:18
Paris - A OCDE pediu ao Banco Central Europeu (BCE), que nesta quinta-feira (6/9) se reúne em Frankfurt, a intervir nos mercados para reduzir o custo do financiamento dos Estados mais endividados da Eurozona, como a Espanha e a Itália, e afastar o fantasma de uma explosão do bloco monetário.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu, além disso, as previsões de crescimento para 2012 nos países mais industrializados do planeta (G7), con exceção de Japão, e estimou que "a crise na Zona Euro continua representando o principal risco para a economia mundial".

[SAIBAMAIS]A OCDE considera crucial afastar os temores de uma explosão da União Monetária, formada por 17 países, e recomenda para isso que o BCE "intervenha nos mercados da dívida, a fim de manter o diferencial (das taxas) entre os países (do bloco) em níveis justificados pelos fundamentos de suas economias".



A Itália e a Espanha, terceira e quarta economias da Eurozona, se veem obrigadas a se financiar a preços exorbitantes, apesar das reformas drásticas e dos programas de austeridade draconiana que adotaram por causa do receio dos mercados. O presidente do BCE, Mario Draghi, disse estar decidido a se empenhar para salvar o euro, incluindo intervenções diretas da instituição no mercado de obrigações da dívida soberana, e deverá revelar detalhes e condições dessas intervenções em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação