Economia

Movimento de consumidores nas lojas do Brasil aumenta 2% em agosto

postado em 06/09/2012 10:22
O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 2% em agosto na comparação com julho, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Em relação a agosto do ano passado, houve crescimento de 13,4% e, no acumulado do ano, alta de 8,8%.

[SAIBAMAIS] Segundo a Serasa Experian, agosto seria, até então, o último mês da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos, o que incentivou os consumidores a comprar mais e elevou o movimento das lojas de carros em 11% em relação ao mês anterior. Com relação a agosto do ano passado a alta chegou a 16%. O governo, porém, decidiu estender a redução do IPI para carros e diversos setores no fim do mês. Além disso, o setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas teve alta de 2,5% em agosto.



De acordo com as análises dos economistas da entidade, o movimento de agosto confirma as previsões de que o segundo semestre poderia mostrar uma recuperação no dinamismo da economia. Segundo a Serasa Experian, essa melhoria está ligada às reduções das taxas de juros, ao recuo gradual da inadimplência e à manutenção de patamares baixos da taxa de desemprego.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação