Economia

Conab confirma expectativa de recorde histórico em safra de grãos

postado em 06/09/2012 11:54
O 12; levantamento da safra de grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmou as expectativas positivas anteriores e chegou a um recorde histórico, com a estimativa de produção de 165,9 milhões de toneladas para o período 2011/2012. Na comparação com a safra 2010/2011, quando a produção foi de 162,8 milhões de toneladas, o crescimento chega a 1,9%. O milho, como era previsto, foi o destaque da produção - registrando crescimento de 73%, o equivalente a 16,4 milhões de toneladas, na comparação com a safra anterior, de 22,46 milhões de toneladas - atingindo a marca de 38,86 milhões de toneladas.

Se, por um lado, a produção de milho aumentou, por outro a de soja e a de arroz devem registrar retração. No caso da soja, a produção diminuiu em 8,9 milhões de toneladas; na de arroz, a redução chegou a 2 milhões. De acordo com a Conab, apesar da queda na produção de soja, foi identificado ;aumento na produtividade; por área plantada. ;Parte da redução da produção se deve às condições climáticas desfavoráveis, principalmente nas fases de desenvolvimento das culturas [de milho e soja] na Região Sul, em parte do Sudeste e no Sudoeste do Mato Grosso do Sul;, disse o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto. A estiagem que atingiu estados nordestinos também contribuiu para a queda.

[SAIBAMAIS] Os preços dessas commodities, segundo Porto, têm sofrido influência direta do cenário norte-americano, mas a tendência é de retomada para um patamar mais normal de preços. ;O que acontece hoje [alta de preço do milho devido à especulação de preços após a estiagem e a seca dos rios por onde a produção norte-americana é escoada], em termos de preço no mercado, é consequência do preço de Chicago, que está descolado da realidade.; ;Mas a expectativa é de melhores condições climáticas [tanto para os Estados Unidos como para o Brasil]. Por isso, sugerimos cautela ao produtor brasileiro na hora de definir em que produção investir;, disse Porto. ;Nossa recomendação é diversificar a produção;, acrescentou. Quanto à área, a Conab estima crescimento de 2% (982,9 mil hectares) em comparação aos 49,87 milhões de hectares da safra 2010/11.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação