Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam a segunda-feira (10/9) em leve alta em Nova York, em um mercado que aposta em uma intervenção do banco central norte-americano a ser anunciada na quinta-feira (13/9) devido aos fracos indicadores econômicos.
[SAIBAMAIS]O barril de "light sweet crude" (WTI) com entrega para outubro subiu 12 centavos de dólar com relação ao fechamento de sexta-feira (7/9) no New York Mercantile Exchange (Nymex), a 96,54 dólares.
No Intercontinental Exchange (ICE) de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com a mesma data de entrega fechou em alta de 56 centavos de dólar, a 114,81 dólares.
O mercado foi impulsionado por rumores de que o Fed irá anunciar mais medidas de impulso para a economia após uma reunião de política monetária de dois dias, encerrada nesta quinta-feira (6/9), disse Rich Ilczyszyn, da .
Com isso, o dólar recuou, o que favoreceu os ativos de risco, como as matérias-primas.
Os preços do petróleo também subiram devido às consequências do furacão Isaac, que golpeou as costas de México no final de agosto.
Analistas do Citigroup disseram que a produção e a importação de petróleo seguem em um nível abaixo do habitual.
De acordo com as autoridades norte-americanas, cerca de 13% da produção de petróleo da região ainda se encontrava parada no domingo (9/9).
Contudo, a alta foi limitada por vários fatores, entre eles os persistentes rumores sobre uma utilização das reservas estratégicas de petróleo dos Estados Unidos.
A oferta continua sendo abundante, apesar de que a demanda irá começar a cair nesta época do ano, enquanto que o preço da gasolina só deve cair no quarto trimestre", explicou Ilczyszyn.