Economia

Fed inicia reunião que pode trazer novas medidas de flexibilização

Agência France-Presse
postado em 12/09/2012 16:05
Washington - Os membros do Comitê de Política Monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Fomc, começaram nesta quarta-feira (12/9) a reunião de dois dias em Washington, após a qual podem anunciar novas medidas de estímulo para a economia.

O Fomc começou sua reunião às 10h30 local (14h30 GMT; 11H30 de Brasília) na sede do banco central, disse um porta-voz da entidade.

Está previsto que os representantes regionais do Fed anunciem sua decisão na quinta-feira às 12h30 local (16h30 GMT; 13H30 de Brasília).

Uma hora e meia mais tarde, o Fed publicará as novas previsões para a economia do Fomc (crescimento, desemprego, inflação e evolução das taxas básicas de juros), antes que o presidente do Fed, Ben Bernanke, fale em uma coletiva de imprensa a partir das 14h15 local (18h15 GMT; 15H15 de Brasília) para explicar as decisões do comitê.

Após a publicação dos dados ruins de emprego do mês de agosto nos Estados unidos, os analistas esperam que o Fed anuncie uma flexibilização de sua política monetária, atualmente em um nível muito expansivo.

Os especialistas creem que o Fomc manterá a taxa em seu mínimo histórico até meados de 2015 e não descartam que o banco central vá mais longe e anuncie um novo programa de compra de títulos.

[SAIBAMAIS]O Fed tem mantido a taxa básica de juros em um nível próximo de zero há três anos e já se comprometeu a mantê-las "excepcionalmente baixas" até o final de 2014, a menos que a situação melhore muito.



Além disso, o banco central realizará compras de obrigações por um total de 2,300 bilhões de dólares com o objetivo de cortar os rendimentos dos bônus norte-americanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação