Washington - O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) anunciou nesta quinta-feira (13/9) um novo programa de compra de bônus de 40 bilhões de dólares por mês, destinado a cortar as taxas de juros para estimular a economia.
Além disso, o Fed anunciou, após a reunião de dois dias de seu Comitê de Política Monetária (Fomc), que manterá as taxas de juros a um nível próximo de zero até meados de 2015, seis meses mais que o previsto inicialmente.
A partir de sexta-feira, o banco central norte-americano efetuará compras de ativos lastreados em títulos imobiliários de organismos por um montante de 40 bilhões de dólares por mês.
[SAIBAMAIS]O Fed não fixou uma data para a finalização deste novo programa e disse que ampliará as compras de bônus se o "panorama do mercado de trabalho continuar sem uma melhoria substancial".
"A atividade econômica continuou expandindo-se a um ritmo moderado nos últimos meses", afirmou o banco central.
"O crescimento do emprego tem sido lento e a taxa de desemprego continua alta. O gasto das famílias continua em expansão, mas o crescimento dos investimentos fixos das empresas parece ter registrado uma desaceleração", afirmou a entidade.