Economia

Companhia Japan Airlines volta à bolsa com ações em alta no primeiro dia

Agência France-Presse
postado em 19/09/2012 07:54
Tóquio - A companhia Japan Airlines (JAL) voltou nesta quarta-feira (19/9) à Bolsa de Tóquio, menos de três anos depois de sua quebra e após uma recuperação graças à ajuda do Estado e de medidas para voltar a ser uma empresa rentável.

A ação da empresa fechou nesta quarta-feira em leve alta de 1,06%, a 3.830 ienes, com um volume de negócios de 40 milhões de títulos dos 175 milhões colocados no mercado.



A introdução na Bolsa representou para a empresa 6,63 trilhões de ienes (6,45 bilhões de euros), o que significa a segunda maior operação em Bolsa do ano, após a entrada do Facebook em Wall Street.

Há três anos, a JAL, então a principal companhia aérea asiática, registrava grandes perdas e declarou falência em janeiro 2010, deixando uma dívida de dois trilhões de ienes.

O Estado ajudou a empresa com um organismo que proporcionou à companhia 3,5 trilhões de ienes (3,5 bilhões de euros), um investimento que agora será recuperado e até mesmo dobrado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação