Economia

Salários de funcionários espanhóis seguirão congelados em 2013

Agência France-Presse
postado em 26/09/2012 20:05
Madri - Os salários dos funcionários espanhóis permanecerão congelados em 2013 pelo terceiro ano consecutivo, depois de um corte de 5% em 2010, disse nesta quarta-feira (26/9) uma fonte do sindicato CCOO, às vésperas da apresentação dos novos orçamentos.

A afirmação foi feita após uma reunião nesta quarta-feira entre sindicatos e membros do governo conservador de Mariano Rajoy.

Segundo a fonte, os funcionários voltarão a cobrar em 2013 a taxa de Natal, que não receberão este ano, conforme anunciado pelo governo em julho. A supressão deste pagamento equivale a um corte do salário anual em 7%.

Entre as outras medidas comunicadas pelos sindicatos, figura uma menor taxa de reembolso dos funcionários que se aposentarem.



"A oferta de emprego público segue congelada. Se a taxa de reposição, quando uma pessoa se aposenta, estava em 10%, agora passa a ser de ;até 10%;", explicou a fonte.

O executivo de Rajoy apresentará na quinta-feira seu orçamento para 2013 e um novo plano de reformas, após o qual, segundo os analistas, a Espanha poderá apresentar a tão esperada solicitação de um resgate global para sua economia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação