Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira (27/9) em Nova York, impulsionados por uma onda de otimismo sobre a situação da zona do euro depois da apresentação do orçamento espanhol de 2013, que inclui grandes cortes, e pelo temor de novas tensões no Oriente Médio.
[SAIBAMAIS] O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em novembro subiu US$ 1,87 a 91,85 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).
Os corretores reagiram "ao anúncio do governo espanhol", disse Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.
"Os cortes nos gastos e as medidas de austeridade (decididos por Madri) vão, aparentemente, mais longe do que o mercado esperava. Isso é tranquilizador, já que a União Europeia toma medidas para tentar controlar a crise da dívida", acrescentou.
Paralelamente, as preocupações geopolíticas sobre a situação no Oriente Médio "persistem com a Assembleia Geral das Nações Unidas esta semana, em particular com os discursos sobre o programa nuclear iraniano", explicou Lipow.
"Rumores de que a China vai intervir" para impulsionar sua economia depois da publicação de dados decepcionantes também influenciaram o mercado, segundo Phil Flynn, da Prices Future Group.