Agência France-Presse
postado em 27/09/2012 18:58
Chicago - Os preços dos contratos futuros de milho, soja e trigo continuaram caindo nesta quinta-feira (27/9) em Chicago à medida que as colheitas avançam nos Estados Unidos e se dissipam os temores sobre o clima.A soja caiu a seu nível mais baixo desde julho, antes de ser declarada a pior seca em 50 anos nos Estados Unidos e os preços dispararem. O preço do milho também voltou a cair, alcançando, no fechamento, o mínimo desde 3 de julho.
"Os preços continuam sofrendo a pressão das colheitas muito rápidas para a soja e o milho", ambos cultivos de verão, "que são realizados com condições meteorológicas favoráveis", destacou Jason Roose, da US Commodities.
Além disso, os rendimentos são "melhores que os previstos", acrescentou.
Por outro lado, as cifras semanais de exportações de milho publicadas pelo Departamento de Agricultura (USDA) pela manhã, foram inferiores ao esperado, destacou Roose, em um mercado pouco disposto a pagar preços muito elevados.
Quanto ao trigo, a melhora das previsões meteorológicas na Austrália e no Brasil pressionava os preços para baixo, com a previsão de uma oferta maior, depois de episódios de seca nessas regiões, destacaram os analistas.
"A Argentina e o sul do Brasil continuarão secos esta semana, mas deve chover (...) entre domingo e terça-feira", destacou a corretora Allendale.
O bushel de milho para entrega em dezembro caiu a 7,1625 dólares contra 7,2475 na quarta-feira. O bushel de trigo com mesmo prazo de entrega caiu a 8,5550 dólares contra 8,6925. Os contratos da soja para entrega em novembro fecharam em 15,7075 dólares contra 15,7300.