Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam com ganhos nesta segunda-feira em Nova York, impulsionados pela alta dos índices manufatureiros nos Estados Unidos, considerados um indicativo da demanda do maior consumidor a nível mundial.
O barril de "light sweet crude" (WTI) com entrega para novembro subiu 29 centavos, para 92,48 dólares o barril no New York Mercantile Exchange (Nymex).
No Intercontinental Exchange (ICE) de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte subiu 20 centavos de dólar com relação ao fechamento de sexta-feira, a 112,19 dólares.
[SAIBAMAIS] "A publicação dos indicadores da indústria manufatureira inclinou os mercados ao otimismo e à alta da cotação", disse Michael Lynch, da Strategic Energy and Economic Research.
O índice dos diretores de compra da associação profissional ISM registrou alta, a 51,5 pontos, após três meses de queda.
O índice ISM subiu 0,9 ponto com relação a julho, a 51,5 no mês de agosto, enquanto que a média da previsão dos analistas apontava para um nível de 49,7 pontos.
Os preços dos petróleo também se beneficiaram da contração, pelo segundo mês consecutivo, da indústria manufatureira no mês de setembro na China. "Apesar de este ser um dado negativo, os operadores creem que ele será traduzido em medidas de impulso à economia chinesa", disse Bart Melek, analista da TD Securities.
A cotação também foi impulsionada pela tendência de alta dos mercados e por "um dólar mais fraco", disse Tim Evans, da Citi.