Economia

Cepal reduz projeção de crescimento para América Latina e Caribe

postado em 02/10/2012 12:11
A Cepal, organismo das Nações Unidas de pesquisa econômica e social para América Latina e Caribe, revisou para baixo suas estimativas de crescimento na região, sobretudo de Brasil e Argentina. O relatório divulgado esta manhã em Santiago do Chile previu uma expansão de 1,6% para o PIB brasileiro em 2012. Antes, o ultimo levantamento, de junho, previa alta de 2,7%.

A Argentina devera fechar o ano com crescimento de 2%, ante 3,5% da previsao anterior. "A crise econômica mundial iniciada em 2008 afeta agora com força as exportações da região", comenta Alicia Barcena, coordenadora do estudo. Ela ressaltou que, apesar da desacelaração, a região ainda tem espaço fiscal para resistir aos impactos externos de Europa, Estados Unidos e China. O consumo tambem continua tendo papel importante na resistência local. "nossa preocupação maior esta na recuperação de Brasil e Argentina, adia para 2013", observou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação