Economia

Madri e as regiões espanholas se comprometem com a meta de déficit

Agência France-Presse
postado em 02/10/2012 17:24

Madri - O governo central da Espanha e os executivos autônomos das 17 regiões se comprometeram nesta terça-feira (2/10) a respeitar as metas de déficit do país, em uma mensagem positiva destinada aos mercados e à Europa, ao mesmo tempo em que concordaram em revisar no futuro a divisão dos esforços.

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, e os presidentes das regiões aprovaram por unanimidade uma declaração na qual afirmam seu "compromisso com a Consolidação fiscal", anunciou o próprio Rajoy.

Madri havia se comprometido a reduzir seu déficit público a 6,3% do PIB este ano, contra 9,44% em 2011, segundo cifras revisadas, mas teve que reconhecer no sábado que o dinheiro público injetado nos bancos elevará essa cifra a 7,4%.

Ainda assim, o país continua mantendo suas metas de 4,5% para 2013 e 2,8% para 2014.

[SAIBAMAIS] Muitas das 17 regiões do país, responsáveis em grande medida pelo desvio orçamentário, se opõem às políticas de austeridade impostas por Madri e defendem que o Estado central arque com uma maior parte do corte.

Rajoy e os presidente autônomos decidiram assim revisar, a partir de 2014, a divisão dos esforços.

"O objetivo central é que a Espanha chegue ao déficit com o qual se comprometeu perante a União Europeia", afirmou Rajoy. "Não me preocupa tanto neste momento a distribuição e não vejo problemas que esse debate aconteça a partir de 2014", completou.

Rajoy admitiu que não é fácil chegar a um entendimento, mas disse acreditar que a Espanha passou uma boa mensagem.

A situação financeira das regiões espanholas preocupa os mercados. Cinco delas, incluindo pesos pesados como Catalunha, Valência e Andaluzia, tiveram que recorrer a um fundo de liquidez criado por Madri e dotado com 18 bilhões de euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação